Publicado por: Nuno Pereira de Sousa | 2 Março, 2009

águas de março

Jumper

Jumper

E chegou Março. Mais umas semanas e a Primavera bate-nos à porta. Estou desejoso por um tempo mais quente. Enquanto isso não acontece, pode-se entreter o leitor do blog com a leitura das próximas linhas. A nível cinematográfico, ontem iniciei o dia com Azur e Asmar (Azur et Asmar) de Michel Ocelot, onde, com o tema da imigração omnipresente, se evocam lendas passadas num ambiente ora magrebino ora andaluz, em plena Idade Média. O filme peca na parca animação e em personagens demasiado unidimensionais, o qual é em parte ultrapassado pelo interesse eventualmente gerado pela fantasia evocada. Ficam as questões se tal é suficiente e se as crianças conseguem apreciar o filme…

Seguiu-se o último filme do português Luís Filipe Rocha, A Outra Margem , onde são abordados os temas da homossexualidade, o travestismo e o síndrome de Down. O filme peca também em personagens demasiado unidimensionais e numa ou noutra interpretação, que tenta ser ultrapassado pelas demais interpretações e realização. Fica a questão se não será demasiado ambicioso ao tentar açambarcar temas tão díspares. Mas, por outro lado, a vida não é feita de compartimentos…

Por fim, vi o filme Jumper de Doug Liman. Não li nenhum dos 3 livros escritos por Steven Gould que inspiraram o filme. A premissa é extremamente interessante, mas acaba por se transformar num conjunto de sequências de acção, com um argumento que deixa algo a desejar quando nem as motivações das personagens são exploradas…

A nível de música, ouvi duas reaudições. Alexia Bomtempo e o seu Astrolábio merece realmente um lugar de destaque na música brasileira. Aliás, talvez fruto da suas ascêndia em parte norte-americana, presenteia-nos com 3 interpretações de temas ingleses. Aguardo agora um CD com temas apenas seus, pois acredito que tenha potencial para ser um dos marcos na nova música brasileira.

Completamente indispensável é Handful of Soul de Mario Biondi and the High Five Quintet. Uma selecção de uma dúzia de temas jazz de muito bom gosto, uma voz sedutora e um conjunto de músicos notáveis italianos fazem deste CD algo extremamente apetecível!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: