Publicado por: Nuno Pereira de Sousa | 8 Maio, 2009

e o monte desapareceu…

Cheryl Ann Fulton

Cheryl Ann Fulton

Ontem, vi As Curtas de Bill Plympton Vol. 1 (32 Plympton Shorts – vol. 1), uma compilação quase exaustiva das curta-metragens animadas deste realizador norte-americano, entre 1977 e 1996. A minha favorita foi Drawing Lesson #2 (1988), onde é relatada com mestria a estranha paixão entre a linha desenhada e os seus modelos. Gostei também da premiada 25 Ways to Quit Smoking (1989), com os conselhos desvairados de Plymton para deixar de fumar, de Smell the Flowers (1996), na qual um gabinete de um executivo de sucesso é invadido por um pássaro ecologista que lhe apresenta as maravilhas da natureza, e de 3 sketches dos 27 apresentados em Plymptoons (1991), no qual Plymton traduziu para a animação alguns dos trabalhos gráficos que tinha produzido para revistas como a Rolling Stone, Penthouse e Playboy. Na corda-bamba, ainda ficaram Boom Town (1985) – uma paródia aos militares norte-americanos e ao seu gosto em gastar o dinheiro dos contribuintes -,How to Kiss (1989) – um olhar único sobre a arte de beijar e as suas dificuldades -, Nose Hair (1994) – uma batalha épica de um homem com o seu extremamente independente pêlo do nariz – e 6 sketches do já referido Plymptoons. Ao resto fiquei indeferente ou não gostei. De forma a ficar registado, eis quais foram as restantes curtas apresentadas: Lucas, Earn of Corn (1977) – o sentido da vida pelo olhar de uma espiga de milho -, Your Face (1987) – as surreais metamorfoses de uma cara na curta que criou o estilo inconfundível de Plympton -, Love in the Fast Lane (1987) – a história de um jantar, concebido para agradar ao patrão, que se transforma num desastre por causa de uma eficaz poção amorosa -, One of Those Days (1988) – como um dia normal se pode transformar numa catástrofe para o mais azarado dos homens, – Draw! (1993) – neste western de animação dois desperados enfrentam-se em duelo e a câmara, de forma original, acompanha a trajectória da bala, – Faded Roads (1994) – uma animação para uma canção country, onde alguém se faz à estrada para procurar um amor perdido -, o premiado Push Comes to Shove (1992) – dois indivíduos demonstram alternadamente formas de expressar sentimentos agressivos um ao outro -, Boney D (1996) – uma louca viagem de carro protagonizada por um cão, ao som de jazz – e Plympmania (1996) – a colectânea dos sketches com os quais Plympton contribuiu para o programa televisivo da Fox The Edge, acompanhado por uma música interessante. No final, dei comigo a pensar que já há muito tempo que não vou a um festival de curtas-metragens. Quando fiz as contas e me apercebi que já se passaram 8 anos, assustei-me…

Finalmente terminando com o monte de CD ouvidos este ano e que ainda não tinham tido direito a figurar no blog, restam 3 álbuns onde constam temas do videojogo Braid, que já referi neste blog. Dois são novamente de Jami Sieber, Lush Méchanique (1994) e Second Sight (1998), os dois primeiros desta violoncelista acústica e electrónica e cantautora que me conquistou. Nunca o new age me soou tão orgânico e cativante.

A harpista norte-americana Cheryl Ann Fulton, que em 1987 integrava a portuguesa Orquestra Gulbenkian, compôs 6 dos temas de The Once & Future Harp(1992), providenciando ainda os arranjos para a quase totalidade dos restantes. Cheryl toca harpa tripla, harpas medievais e harpa folclórica, enquanto que Roy Whelden providencia a viola da gamba numa música e Kit Higginson o pslatério noutra. O resultado é divinal álbum neo-clássico, indo a inspiração beber não só à Europa (Itália, França, Reino Unido e Espanha), mas também aos EUA, mais propriamente ao Alasca, Califórnia e Arizona.

Também me apercebi que me tenho esquecido de continuar as demandas iniciadas no sentido de obter mais álbuns com temas provenientes do referido videojogo…


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: