Publicado por: Nuno Pereira de Sousa | 15 Maio, 2009

2 trios e 4 ficheiros

Boswell Sisters

Boswell Sisters

Ontem, reouvi um daqueles CD comprados em gasolineira de auto-estrada. A série The Great Vocalists of Jazz & Entertainment, remasterizada digitalmente, contém 748 temas das décadas de 30 a 50, interpretados por mais de 20 artistas históricos, repartidos por 40 discos. O CD duplo que adquiri é composto por um primeiro disco com as Andrew Sisters e um segundo com as Boswell Sisters, tendo o título da canção que abre o disco das irmãs Andrew dado nome a esta colectânea, Bei Mir Bist Du Schön, quiça por a editora responsável por esta compilação ser alemã. O CD das Andrew Sisters é constituído por 16 temas, apresentando o convidado especial Bing Crosby num dos temas. Este trio é um dos retratos da música em voga nos EUA antes dos anos 50, repleta de harmonia e optimismo, provavelmente procurada durantes os anos difíceis da Depressa e da II Guerra Mundial. Tendo a sua carreira terminado na década de 50, as Andrews deixaram gravadas mais de 600 canções, venderam cerca de 100 milhões de discos e participaram em 17 filmes em Hollywood, alcançando um sucesso nunca atingido por o trio que idolatravam, as Boswell Sisters, e que as antecedeu. As irmãs Boswell, populares na década de 30, são inclusivamente considerado o primeiro girls group. O segundo CD presenteia-nos com 24 temas, sendo a semelhança das Andrews com as Boswell mais do que evidente. Como sempre, muitos temas interessantes ficaram de fora destas compilações e, apesar da remasterização, o som nem sempre permite apreciar com prazer os músicos que as acompanham…

Vi ainda 4 episódios de Ficheiros Secretos, os #7 a 10 da 2ª temporada. 3 foi realizado por David Nutter, tendo a particulariedade de ser um episódio exclusivo para o Mulder, sem nenhuma outra personagem habitual na série presente – é o primeiros dos 5 episódios ao longo de toda a série onde não aparece Dana Scully. Com o desaparecimento de Scully, Mulder investiga… vampiros… e aproveita para se envolver emocionalmente com uma suspeita – papel desempenhado pela namorada na vida real de Duchovny, o que é muito curioso…

Gillian Anderson deu à luz a sua filha Piper e regressou à série. Se o episódio anterior se caracterizava por uma ausência de personagens conhecidos além de Mulder, neste episódio realizado por R. W. Goodwin, intitulado One Breath e no qual Scully surge misteriosamente em coma num hospital, há uma confluência de caras conhecidas – Skinner, homem do cigarro, o trio dos Lone Gunmen, Mr. X e os pais de Scully, foram também introduzidas a Melissa – irmã de Scully – e uma aparição de Scully em criança, cuja actriz retornará noutro episódio. Surge também pela primeira vez – apesar de ainda sem actor a desmepenhar este papel – The Thinker, um membro não oficial dos Lone Gunmen que descobre terem sido feitas experiências genéticas com Scully. Nunca o sentimentos de uma tão grande conspiração que nos deixa impotentes foi tão sentido como aqui, com Mr. X a assassinar um homem de preto, de modo a proteger Mulder e Scully, e Mulder tentado a matar o homem de cigarro, o qual culpa por tudo o que aconteceu à Scully, chamando-o de homem cancro.

Em Firewalker, realizado por David Nutter, uma recomposta Scully investiga juntamente com Mulder uma forma de vida à base de silício num vulcão, estando a maioria dos cientistas infectados com este fungo, o qual se revela mortal. Com excepção dos efeitos especiais, não muito interessantes, vê-se com agrado.

Por fim, Red Museum, realizado por Win Phelps e escrito pelo próprio Chris Carter, traz de volta o homem de preto que matou Deep Throat e experiências com material alienígena numa população, numa piscadela de olho à trama principal da série. No global foram bons episódios, com destaque para One Breath.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: