Publicado por: Nuno Pereira de Sousa | 23 Maio, 2009

tributos

Térez Montcalm

Térez Montcalm

Ontem, foi o aniversário da minha irmã, o que originou a reunião, por algumas horas, do trio infantil – os meus dois filhos e a minha sobrinha-neta. Quando se juntam, não há sossego 😉

Actualizando as últimas reaudições musicais, dois dos álbuns foram de Frank Sinatra. Sinatra’s Sinatra parece um título estranho – e talvez o seja – antes de nos apercebemos daquilo a que se propõe e do contexto em que foi concebido. Tendo sido lançado em 1963, competiu com as colectâneas de grande êxitos de Sinatra que as editoras discográficas Columbia e Capitol estavam a realizar, com óptimos resultados a nível de vendas. Deste modo, Sinatra regravou para a sua editora da altura, a Reprise, 10 dos seus temas favoritos, com arranjos e sob direcção de Nelson Riddle. Algumas das suas escolhas inlcuem alguns dos seus grandes êxitos, como I’ve Got You Under My Skin e Young at Heart. Previno, contudo, que alguns temas soam melhor nas gravações originais.

My Way foi o outro álbum de Sinatra reouvido. Além da canção que dá título ao álbum, estão presentes algumas covers de rock – Yesterday, Hallelujah I Love Her So, For Once in My Life, Didn’t We, Mrs. Robinson -, um par de versões de canções francesas – Watch what Happens, If You Go Away – e alguns standards. Nunca o Yeasterday dos Beatles soou tão melancólico, sensação presente também no novo arranjo de All My Tomorrows. Os R&B estão presentes com Hallelujah, I Love Her So e a abordagem latina com A Day in the Life of a Fool. A Mrs. Robinson de Paul Simon nunca soou tão alegre, repleta de swing. No global, este álbum lançado em 1969, é um trabalho equilibrado entre o pop tradicional e o pop-rock contemporâneo do final da década de 60.

Reouvi ainda o álbum duplo Cool Tributes vol. 2. A premissa é simples – compilar recentes abordagens de standards da pop. Dos 34 temas, apenas 3 são do final da década passada, sendo a maioria do final da presente década. Os temas gravados evocam nomes tão diferentes como Nirvana, Pink Floyd, Jean-Michel Jarre, Duke Ellington, Louis Armstrong, David Bowie, Eurythmics, Chico Buarque, Marvin Gaye ou Prince, entre muitos e muitos outros. Entre os intérpretes, encontram-se nomes como Bossacucanova, Club des Belugas, DJ Disse, Salomé de Bahia e Térez Montcalm. A maioria dos temas pouco acrescenta, mas ouvem-se com agrado.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Categorias

%d bloggers like this: